Válerie e sua Semana de Deslumbramentos é um filme tcheco de 1970 dirigido por Jaromil Jires. Para mim, talvez um dos filmes com o maior número de metáforas não compreendidas desde Lost Highway do Lynch. :P Baseado no livro de mesmo nome de Vítězslav Nezval, o filme acompanha a adolescência de Valerie, uma menina que mora com sua avó em uma preservada cidadezinha medieval. Numa celebração de carnaval da cidade, Valerie percebe o despertar de sua sexualidade. Ela se imagina uma jovem rica e poderosa, ao mesmo tempo em que sua avó se transforma numa vampira.
A estética do longa é belíssima, cheia de simbolismos, com um ar sombrio intrigante. O filme brinca com os sentidos do espectador de forma única. Destaques para figurino e fotografia.
Fica clara a influência do surrealismo na obra de Jires. Válerie trata-se de uma grande metáfora aos podres do conservadorismo. Vejo-a como um grito de liberdade, ao mesmo tempo que tanta se libertar de certos dogmas e, inconscientemente, condenando também seus pensamentos, que apesar de imorais, ainda permanecem. Também compreendi que todas as cenas, desde as mais bizarras, fazem parte do pensamento erótico recém descoberto pela Válerie, que logo no começo deixa claro para sua avó que não é mais criança. É claro que cada um vai absorver de forma diferente, pois vejo que a proposta do diretor foi bem essa: fazer de sua obra algo subjetivo. É bastante recomendável que se assista ao filme mais de uma vez para extrair novos significados.
Com certeza 73 minutos de uma experiência única. Mesmo que não se consiga extrair nada para si, o desconforto que algumas cenas podem gerar não serão facilmente esquecidos.
Surrealismo não é pra qualquer um, mas para quem quer se aventurar no gênero, recomendo forte este filme. A força imagética da obra é um ponto fortíssimo, vai fisgar até os menos acostumados com o gênero. Li em alguns fóruns e comentários sobre o longa várias pessoas alegando terem sentido, como eu, certa nostalgia, o que considero até meio assustador.
Bastante intrigante e igualmente fantástico, Válerie and her Week of Wonders é uma mistura macabra e erótica de Alice no País das Maravilhas com vampiros. Um filme poderoso, que mexe de forma única com quem o assiste.
Boa semana!
Rebeca Silveira
Nenhum comentário
Postar um comentário